Feito o contato com o morador de rua, este passa por uma triagem e em seguida lhe é sugerido ingressar em um dos Albergues Noturnos mantidos por entidades co-irmãs, onde recebe toda acomodação necessária por um certo período, contando com alimentação, roupa e atendimento psicológico e social especializado. Alguns assistidos são encaminhados a Casas Espíritas da região para recepção de passes e outras assistências.
Como o trabalho acontece na prática
1- Para a recepção do auxílio forma-se uma fila, onde todos recebem uma mensagem de psicografia de Francisco Cândido Xavier e uma senha.
2- Nos horários determinados começa a ser servido o lanche. Todos os dias da semana a AME mantém Café da Manhã no Refeitório Penaforte Mendes.
3- Nas segundas-feiras as mães se reunem e ouvem uma pequena palestra a respeito do Evangelho Segundo o Espiritismo ou para leitura de uma mensagem psicografada, tanto no Glicério como em Carapicuíba.
4- Todos devem vir para os pontos onde recebem a assistência.
5- Nos locais de realização dos trabalhos podem receber também a orientação amiga ou o encaminhamento a alguma entidade co-irmã para receberem gêneros que a AME não atende.
A AME procura recuperar e tirar da rua todos aqueles que necessitam de uma mão carinhosa que os encaminhem para uma nova oportunidade na vida.
Chegar junto a essas criaturas significa fazê-los recuperar a auto-estima e ter uma razão para viver, querendo novamente viver em família, ter um trabalho, manter um lar e conhecer a verdadeira amizade